SAF`s
SISTEMAS AGROFORESTAIS
Para a Recuperação da Terra e a Biodiversidade Planetária

Ao buscar a sustentabilidade na agricultura e, mais do que isso, ao buscar a conservação dos recursos naturais, a paisagem deverá ser vista como um todo e integrada, onde os limites não são mais as cercas, mas os naturais, respeitando e compreendendo os condicionantes e ritmos da natureza, buscando os princípios ecológicos para referendar suas ações.

As nossas ações a favor da conservação da natureza não devem ser pôr imposição da lei ou vistas como obrigação ou dever, mas sim a partir de uma consciência de que nossa vida depende da vida das plantas e dos animais, de água pura, da terra produtiva e do ar limpo. Mais do que essa compreensão de dependência é necessário ainda sentirmos que somos parte da natureza, como realmente somos.

O conceito de Sistemas Agroflorestais não é novo. Novo é o termo para designar um conjunto de práticas e sistemas de uso da terra já tradicionais em regiões tropicais e subtropicais.

Existem várias definições para os Sistemas Agroflorestais:

  • “Os SAF’s são formas de uso e manejo dos recursos naturais nas quais espécies lenhosas (árvores, arbustos, palmeiras) são utilizadas em associação deliberada com cultivos agrícolas ou com animais no mesmo terreno, de maneira simultânea ou em seqüência temporal” (CATIE e OTS – Organización de Estudios Tropicales,1986).
  • “Os SAF’s se definem como uma série de sistemas e tecnologia de uso da terra onde se combinam árvores com cultivos agrícolas e/ou pastos em função do tempo e espaço  para incrementar e otimizar a produção de forma sustentada” (FASSBENDER,1987).
  • “Entende-se por agrossilvicultura o conjunto de técnicas de uso da terra que implique na combinação de árvores florestais com cultivos, com pecuária ou com ambos. A combinação pode ser simultânea ou seqüencial em termos de tempo e espaço. Tem por objetivo otimizar a produção total por unidade de superfície, respeitando o princípio de rendimento sustentado” (COMBE, 1979: COMBE & BUDOWSKI, 1979; COMBE & GERALD, 1979; AGROFORESTERIA,1984).
  • “Agrossilvicultura consiste em um sistema sustentado de manejo da terra, combinando a produção florestal com culturas agrícolas e/ou animais em forma simultânea ou seqüencialmente na mesma unidade de terreno, onde se aplicam práticas de manejo compatíveis com as técnicas culturais tradicionais da população rural” (KING&CHANDLER,1978).

INSPIRANDO-SE NA FLORESTA PARA PLANEJAR E MANEJAR SISTEMAS DE PRODUÇÃO MAIS SUSTENTÁVEIS: OS SISTEMAS AGROFLORESTAIS

A própria natureza mostra-nos a estratégia de adaptação da vida às condições ambientais de luz, temperatura, umidade, precipitação e solos. Se os sistemas de produção não forem inspirados nessas estratégias naturalmente desenvolvidas, a chance de serem sustentáveis, ou seja, de se perpetuarem sem degradar os recursos naturais e sem necessitar de insumos externos (corretivos, fertilizantes, agrotóxicos, energia), dada a pressão populacional sobre a terra, é mínima.

A floresta desenvolveu mecanismos para conservar os recursos como água e solo, assim como para ciclar  nutrientes no sistema e também proporcionar equilíbrio entre as populações dos milhares de seres vivos  presentes numa mesma região.

DORG Sistemas Agroforestais
Sistemas Sustentáveis
contat@

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s